O PROLINFO/UPE está sempre evoluindo para cumprir sua missão no mais alto grau de excelência.

São vinte anos de um crescimento notável e gostaríamos de compartilhar com você essa História.

Missão

Contribuir para a formação profissional de alunos e professores nas áreas de línguas estrangeiras, tecnologia e seleções para instituições públicas.

Valores

Dedicação das equipes administrativa e pedagógica em tornar acessíveis cursos de aperfeiçoamento pessoal e profissional ao grande público.

Metas

Difusão do conhecimento por meio de aulas nas Modalidades Presencial e Remora

Ideias que Deram Certo


O PROLINFO é a concretização de ideais no âmbito educacional, pois viabiliza o conhecimento com o menor investimento possível ao mesmo tempo em que cria oportunidades únicas para a formação de professores.

Criado em 2002, por iniciativa da antiga Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Extensão da Universidade de Pernambuco (PRODINE), o PROLINFO vem contribuindo para a qualificação dos professores e servidores da própria Universidade assim como para todo o público externo interessado e que atendam aos requisitos de inscrição. Ao mesmo tempo, o Programa atua efetivamente na formação de professores por meio da prática pedagógica de graduandos, especialistas, mestrandos e doutorandos das áreas de Letras, Ciência da Computação, Design Gráfico e Matemática que desejam ter a experiência em sala de aula.

Os professores aprovados no processo seletivo passam por uma formação inicial através de encontros pedagógicos sempre organizados pela Coordenação Pedagógica. A equipe selecionada recebe um acompanhamento sistemático e contínuo a fim de proporcionar um melhor aprendizado aos alunos; esse processo contribui para a formação acadêmica e profissional do graduando. Estes são os jovens mais promissores da UPE.

Nosso Foco


Neste sistema, os Alunos e Professores são o público-alvo dos benefícios gerados pelo PROLINFO.

São eles quem provocam a fotossíntese, garantindo, em conjunto com a dedicação e a experiência dos realizadores, a energia necessária para o funcionamento e crescimento do Programa. Portanto, o início do semestre letivo é o início do período de flora do PROLINFO, pois é o período de desenvolvimento das atividades e dos planejamentos realizados para concretizar os ideais, fazendo com que o propósito social do Programa saia do papel e passe para as salas de aula.

Estabilidade e Crescimento


Para por em prática todas as atividades idealizadas por nossas mentes promissoras, precisamos de uma estrutura grandiosa. Para isso, o Programa utiliza a estrutura Multi Campi da UPE, estando presente na maioria dos Polos da Região Metropolitana do Recife e crescendo na interiorização desde 2013.

Nosso Tronco é fortalecido por uma metodologia que visa ao benefício máximo na troca de conhecimentos e experiências entre professores e alunos, mantendo o investimento no valor mais baixo possível, o suficiente apenas para a manutenção e ampliação do Programa. Agregamos a tudo isso, ferramentas essenciais para a administração e para o crescimento como a informatização e o design, além de uma equipe de profissionais que compartilham os mesmos valores, ideais e metas do PROLINFO.


PESSOAS E CONQUISTAS

O atual Programa de Línguas e Informática cresceu rapidamente, desempenhando seu papel socioeducativo com excelência.

Durante uma década esteve instalado na Reitoria da Universidade de Pernambuco, porém, o reconhecimento da grandeza e dos bons serviços prestados à sociedade pernambucana concederam ao PROLINFO um espaço mais bem adequado para o atendimento ao público, tornando o antigo Palacete dos Amorins, hoje prédio do Memorial da Universidade de Pernambuco, a nova sede do Programa.

Essas e outras conquistas foram fundamentadas pelos embaixadores do Programa, que construíram e aprofundaram as raízes necessárias para favorecer o crescimento potencial. Essas raízes são compostas por nomes, personalidades que se dedicaram à efetivação do Programa e ao cumprimento de sua missão desde 2002. O PROLINFO é feito por pessoas.

SAIBA MAIS SOBRE O CASARÃO

Fechado e sem uso por dez anos, o casarão de número 1599 da Avenida Rui Barbosa, nas Graças, Zona Norte do Recife, reabriu suas portas em maio de 2012 como uma unidade da Universidade de Pernambuco (UPE). O sobrado, construído no início do século 20, estava destruído e foi restaurado para funcionar como centro cultural da instituição. No imóvel, também estão instalados o Programa de Línguas e Informática (PROLINFO), o Pré-Vestibular (PREVUPE) e o Instituto de Apoio à UPE (IAUPE). Conhecido no passado como Palacete dos Amorins, o casarão era a residência de um comerciante português. A família do comendador Amorim viveu no local até os anos 30 ou 40. Quando deixou de ser moradia, o casarão abrigou uma escola experimental do Estado e depois serviu como sede da Secretaria de Justiça de Pernambuco, de 1999 a 2002.

Ciclo


O PROLINFO possui a característica da organicidade, apresentada por uma analogia a um sistema natural.

Sendo assim, nosso processo não acaba, pois estamos sempre nos renovando, recomeçando com uma semente que carrega os resultados das experiências anteriores em busca de aprimorar o bom trabalho e corrigir o que for preciso. Por conseguinte, a cada semestre o PROLINFO evolui, destacando-se no contexto educacional de Pernambuco.

E ao final de cada semestre, colhemos os resultados: Satisfação, aprovação, críticas, sugestões e a certeza de que houve uma forte contribuição para a formação profissional de milhares de pessoas. Estes são os frutos de todo o trabalho.

Quem faz acontecer

Coordenadores/Assistentes

Coordenam os processos antes, durante e depois das atividades pedagógicas.
São também os responsáveis por acompanhar e orientar os professores.

Professores

Graduandos, pós-graduandos e profissionais formados que transmitem todo o aprendizado e bagagem cultural com empenho, criando uma relação empática com os alunos

Alunos

Integram o PROLINFO/UPE que é fonte de aprendizado de baixo custo, recebendo ensino de qualidade e formação garantida.

Prof. Dr. Carlos Silva

Coordenação-Geral

Profª MS. Anuska Vaz

Coordenação Mídias Sociais

Rosallye Muniz

Assistente do Polo Nazaré da Mata

Profª. MS. Rozineide Ferraz

Coordenação de Projetos

Jefferson Fernandes

Coordenação SI – Sistemas de Informação

Anne Carolline Melo

Assistente do Polo Garanhuns

Prof. MS. David Lima

Coordenação Didático-Pedagógica

Anna Beatriz Silva

Assistente do Polo Caruaru

Janaína Silva

Assistente do Polo Palmares

Profª. Jéssica Rodrigues

Coordenação Administrativa

Victória Arruda

Assistente do Polo Camaragibe

Graciane Lacerda

Assistente do Polo Petrolina

Voltar ao topo
Responder
Fale com a gente!
Olá ????
Como podemos te ajudar?